Assinala-se de 24 a 31 de Outubro, a Semana Mundial da Literacia dos Media e da Informação, iniciada em 2011, sob os auspícios da UNESCO e a Media and Information Literacy Alliance, a UNESCO-UNAOC Media and Information Literacy and Intercultural Dialogue (MILID) University Network, e outros parceiros.
É uma ocasião importante para passarem em revista os progressos alcançados no sentido de se atingir uma verdadeira Literacia dos Meios de Comunicação Social e da Informação para todos, dado que os media exercem um papel de forte influência na vida e no comportamento quotidiano das pessoas, bem como na organização da esfera pública. Por isso, os media devem estar sempre presentes na acção, exposição e moderação, além de cumprirem com as atribuições nos processos de comunicação.
A literacia dos media, apesar de ter características similares à literacia da informação, coloca o ênfase nos meios de comunicação e instituições, não ficando de fora a literacia digital, face aos vários fenómenos digitais que preocupam a sociedade.
A Entidade Reguladora da Comunicação Social Angolana (ERCA), propõe-se a continuar a desenvolver um amplo movimento de literacia mediática, para que os cidadãos possam conhecer os seus direitos e as suas responsabilidades. No entanto, enquanto a literacia da informação implica uma procura activa de informação com determinado propósito, a literacia dos media compreende todas as formas com que as pessoas comunicam e interagem com a sociedade, normalmente através de notícias e programas de informação e entretenimento, todos eles contribuindo para a tomada de decisão sem necessidade de aprofundamento, validação ou de outros elementos.
Segundo o Presidente da Associação de Comunicólogos Angolanos (ACAN), a educação para os media ajuda a sociedade a tornar-se mais informada sobre o conjunto de respostas à problemática da desinformação, uma vez que os meios de comunicação exercem um papel de forte influência na vida e no comportamento quotidiano das pessoas, logo são um elemento importante na organização da esfera pública.